3 de março de 2010

Dicas para aprender melhor e obter sucesso nos estudos a partir de uma conduta ética

Dicas para Aprender Melhor


Dicas gerais:


Como você estuda? Que tipo de aluno você é? Faça o teste e descubra qual o método mais eficiente para que você aprenda Inglês.
Se você QUER aprender, você VAI aprender. Motivação é a chave principal para qualquer aprendizado. Qual seu objetivo ao aprender? Qual seu interesse? Você quer realmente aprender Inglês,Português ou qualquer outra língua?
-Tenha responsabilidade. Priorize as tarefas que você tem a fazer. Quais as mais importantes?
-Arrisque. Não tenha medo de errar. Afinal, você está aprendendo.... :-)
-Crie hábitos de estudo. Ache horários em sua semana para se concentrar no Inglês. E siga os horários da melhor maneira possível ( não seja um escravo dele ). Em que horários você é mais produtivo?
-Tenha uma boa noite de sono, alimente-se bem. Faça exercícios.
-Prepare-se para as aulas. Revise sempre a aula anterior antes de chegar na sua escola.
-Escolha um lugar quieto para estudar. Faça pausas entre suas horas de estudo.
-Marque as datas importantes do seu curso em uma agenda, livro ou caderno.
-Cuidado com o stress. Organize sua vida de modo que sempre sobre um tempo para você mesmo, sua família e amigos todos os dias.
-Concentre-se. Fique longe de distrações e centralize seus pensamentos naquilo que você está estudando agora.
-Emoção e entusiasmo são essenciais mas ansiedade NÃO! Se você está feliz por aprender alguma coisa nova, você absorve a informação mais rapidamente.
-Não deixe para amanhã o que você pode fazer HOJE!!
-SEMPRE pergunte se você não entendeu algo ou se você tem curiosidade sobre alguma coisa!
-Relacione o que você está aprendendo com a sua vida. Você realmente vai precisar disso? Como posso aplicar isso na minha vida?

Nas aulas:
-Fale Inglês o máximo que puder!!!!!
-Faça seu tema! Estudar em casa é tão importante quanto em sala de aula.
-Antes de chegar em aula, revise a lição anterior.
-Se você faltou algum dia, procure saber por seus colegas ou professor o que você perdeu.
-Sempre conte com a ajuda do professor se você tiver algum problema.
-Chegue na hora.
-Evite distrações e conversas durante a aula.
-Faça perguntas!!!!
-Resolva todas as suas dúvidas!!!!!
-Avalie sempre o seu curso: você está progredindo?
-No final da aula sempre pergunte para você mesmo: "o que eu aprendi hoje" ?
-Ajude para que a aula seja um ambiente agradável e de aprendizado.
-Não critique, condene ou reclame na hora errada. Espere o momento oportuno para isso.
-Aprenda o nome de seu professor e de seus colegas.
-Evite discutir em sala de aula.
-Sempre traga o material para sala de aula.
-Entregue seu tema / trabalhos na data combinada.
-Organize seu material: caderno e polígrafos.
-Preste atenção. Concentre-se.
-Dê sua opinião. Contribua para o aprendizado do grupo.
-Crie um ambiente de COOPERAÇÃO e não de COMPETIÇÃO em aula.
-Respeite a opinião dos outros.
-Mantenha sua sala organizada e limpa.

Nos Testes:

-Revise regularmente a matéria. Não deixe tudo para a última hora.
-Faça resumos.
-Ensine o que você aprendeu para alguém. Se você consegue ensinar, é sinal que aprendeu.
-Organize seu horário de estudo. Reserve mais tempo para aquilo que você precisa estudar mais. Faça pausas freqüentes.
-Evite estudar na última hora. E evite ainda mais estudar minutos ou horas antes da prova. Se você não teve tempo de estudar antes, agora não vai adiantar.
-Faça uma lista de possíveis questões.
-Tome conhecimento do que vai cair na prova ( se possível )
-Estude em grupo ( duas cabeças pensam melhor que uma ).
-Durma e alimente-se bem antes do teste.
-Tenha confiança em você mesmo.
-Leia o que é pedido no teste com atenção
-Pule as questões mais difíceis ( se possível ).
-Organize bem o seu tempo ( especialmente se você tem um tempo determinado para fazer o teste ).
-Chute com inteligência. Elimine respostas totalmente erradas.
-Não entre em pânico.
-Sempre analise os seus resultados e repense sua estratégia de estudo caso você não passe.
Vocabulário:
-Faça associações. Por exemplo: alguns alunos aprendem os verbos irregulares associando os verbos uns aos outros por características em comum.
-USE o vocabulário que você está aprendendo.
-Aprenda sobre as raízes das palavras.
-Aprenda sobre prefixos e sufixos.
-Nunca se esqueça do dicionário!!!!!

E MAIS IMPORTANTE: leia de tudo! Tente não usar muito o dicionário enquanto lê alguma coisa. Primeiro, tente descobrir a idéia geral do texto depois vá para as suas particularidades. O uso demasiado do dicionário é cansativo e logo ler se tornará uma tarefa chata.
Escrita:
-Faça um rascunho antes de escrever.
-Coloque suas idéias no papel sem nenhuma ordem. Escreva tudo o que vier na sua mente sobre o assunto.
-Organize sua redação em uma seqüência COERENTE de idéias.
-Estabeleça / delimite seu assunto. Defina o seu objetivo.
-Defina para quem você vai escrever o seu texto. O modo e o estilo da sua redação depende do leitor.
-Dê justificativas de suas idéias. Dê exemplos. Baseie suas idéias. Use citações para ajudar nos seus argumentos.
-Na conclusão, refira ao parágrafo inicial ( onde você deu uma idéia geral da sua posição ). Use palavras e/ou expressões que conectem idéias.
-Revise SEMPRE antes de entregar.
-Procure por erros de ortografia.
-Evite rasuras. Faça uma apresentação bonita de sua redação. Se possível, use um processador de texto.
-Escreva sempre a caneta e evite usar corretivo.
-Procure por erros de gramática.
Entregue seus trabalhos escritos ou produções de texto na data combinada.

Leitura:
-Faça anotações enquanto lê.
-Não use o dicionário a toda hora. A leitura ficará cansativa.
-Descubra o significado de palavras novas pelo contexto.
-Marque com caneta ou sublinhe / circule o que você achar mais importante.
-Faça uma primeira leitura rápida.
-Se você já sabe o que procurar no texto, não perca tempo. Vá direto ao que você precisa achar.
-Pare regularmente e pense:
-Eu estou entendendo mesmo?
-Qual a idéia principal do texto?
-Por quem o texto foi escrito?
-Para quem o texto foi escrito?
-Quando o texto foi escrito?
-Quais as informações mais importantes do texto?
-Faça  um resumo do que você leu.
-Tenha senso crítico: você concorda com o que leu? Quais os pontos positivos e negativos? Você consegue contra-argumentar o autor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário